Atualmente, a participação das hidrelétricas no Sistema Interligado Nacional é de 77%. Fonte: Freepik
O uso de energias renováveis tem aumentado consideravelmente no Brasil. Tal aumento se justifica pela tentativa de reduzir as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, com a produção de uma energia mais limpa e sustentável, além de oferecer à população uma conta de energia mais justa, acessível e inclusiva, que contempla também os menos favorecidos.
Investir em energias renováveis é uma maneira de pensar no futuro, mas agindo no presente. Elas economizam recursos naturais para as próximas gerações, ajudam a reduzir o aquecimento global e ainda oferecem benefícios econômicos e sociais ao país. A seguir listamos 5 impactos positivos do uso de energias renováveis para que você compreenda porque aumentar as fontes renováveis na matriz elétrica brasileira é tão importante.
O que são e quais são as energias renováveis?
Como o próprio nome sugere, energias renováveis são as fontes consideradas inesgotáveis, ou seja, que se renovam a todo o momento. Elas são encontradas em abundância na natureza, não são poluentes e causam menos impactos ambientais, desde o processo de captação até a transformação dos recursos em energia elétrica.
Vários são os tipos de energias renováveis que podem ser transformados em energia elétrica. Graças ao clima, localização geográfica, relevo e agricultura, o Brasil possui alto potencial de geração de energia renovável, sustentável e limpa. Entre todas as possibilidades, destacam-se:
Energia solar
A energia solar, também chamada de energia fotovoltaica, é a energia gerada a partir da luz do sol. Para tal, são usados painéis fotovoltaicos, que captam a luz e o calor do sol e os convertem em energia elétrica ou térmica para diversos usos.
Por ser o sol uma fonte inesgotável de energia, a energia solar é considerada a fonte mais renovável, limpa, sustentável e inesgotável que existe. Mas, apesar de o Brasil receber mais de 2.200 horas de irradiação solar por ano, representa apenas 8,1% da potência operacional da matriz elétrica brasileira.
Energia eólica
Já a energia eólica é a energia elétrica gerada através da intensidade dos ventos. Nesse caso, a transformação da energia cinética dos ventos em energia mecânica e posteriormente em energia elétrica é feita através de aerogeradores.
Apesar de ser uma energia renovável, limpa e que causa pouco impacto ambiental, depende de condições climáticas, como direção, intensidade e constância dos ventos. Por isso, esse tipo de geração de energia só é economicamente viável em alguns estados brasileiros. Atualmente, a região Nordeste concentra 86% da produção de energia eólica no Brasil.
Bioenergia
Entre as energias renováveis com alto potencial de geração no Brasil, a bioenergia também se destaca. Ela vem ganhando cada vez mais popularidade no país e é obtida através da queima de resíduos orgânicos ou animais, como a queima do bagaço da cana-de-açúcar, esterco de bovinos, suínos e aves e várias outras fontes não poluentes e com ciclo de renovação.
A biomassa, como também é chamada essa fonte de energia, pode ser utilizada para diversos fins, como fabricação de combustível, geração de eletricidade e geração de calor. E, graças à diversidade do agronegócio brasileiro, essa é uma grande possibilidade para o desenvolvimento econômico e social sustentável do Brasil.
Só para se ter uma ideia, se as fontes da agricultura do Nordeste fossem 100% aproveitadas, o Brasil teria a capacidade de gerar 55.000 GW de energia por ano. Mas, infelizmente, apenas 16,4% da oferta interna de energia do país é proveniente da biomassa.
Energia hidrelétrica
A energia hídrica é obtida através da força gravitacional das águas dos rios e a conversão em eletricidade acontece em usinas hidrelétricas. Atualmente, a participação das hidrelétricas no SIN (Sistema Interligado Nacional) é de 77%.
Embora também seja listada entre as fontes de energias renováveis, depende da quantidade e da constância de chuvas. Ou seja, a escassez de chuvas pode afetar a eficiência operacional das usinas e gerar desabastecimento de energia elétrica. Por isso, diversificar a matriz energética brasileira é um assunto tão urgente.
Impactos positivos sociais e ambientais do uso de energias renováveis
Agora que você já sabe o que são e já conhece as principais fontes de energias renováveis utilizadas no Brasil, é hora de compreender a importância delas.
Ao contrário do que se imagina, elas não são úteis apenas para baratear a conta de luz ou diminuir a pegada de carbono que o país deixa na natureza. Além dessas vantagens, as energias renováveis também oferecem outros benefícios à economia brasileira, ao meio ambiente e à sociedade de maneira geral. Confira a seguir os principais.
Menos impactos ambientais
O uso de energias renováveis causa menos impactos ambientais à fauna e à flora em todas as suas etapas de geração, da instalação à operação. Além disso, não gera gases do efeito estufa na atmosfera, intensificadores do aquecimento global e das mudanças climáticas no mundo.
Mais autonomia energética
A autonomia energética é a capacidade que um país tem de suprir suas demandas energéticas sem depender de outros países. Em 2021, a importação de energia de países vizinhos como Argentina, Paraguai e Uruguai custou mais de US$ 2 bilhões aos cofres públicos brasileiros. E o consumidor sentiu no bolso essa conta.
Como a matriz energética brasileira é dependente das hidrelétricas, cada vez que há escassez de chuvas, é preciso importar energia elétrica para suprir as necessidades de consumo do país. Todavia, o cenário poderia ser muito diferente caso as fontes de energias renováveis principais fossem a solar e a eólica. Os recursos economizados com a importação poderiam ser revertidos em educação, saúde e em outros aspectos básicos para a sociedade. Ou ainda, em mais investimentos no mercado livre de energia.
Desenvolvimento econômico e social sustentável
As energias renováveis também impulsionam diferentes tipos de negócios, na medida em que barateiam a conta de luz e possibilitam mais economia e eficiência operacional a pequenas, médias e grandes empresas. O resultado é a geração de empregos, o uso consciente da energia elétrica e o avanço da economia do país.
Democratização da energia elétrica no Brasil
No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas não têm acesso a energia elétrica. São pessoas que moram em localidades isoladas do país, como em regiões rurais e menos desenvolvidas. São cidadãos privados de comunicação, educação, informação e qualidade de vida proporcionadas pela eletricidade.
E mais uma vez esse cenário poderia ser diferente, caso as fontes de energias renováveis como solar e eólica tivessem maior participação na matriz elétrica brasileira. Com a instalação de placas solares, por exemplo, seria possível levar energia elétrica ao pequeno agricultor e aos moradores de regiões remotas do país.
Descarbonização da indústria
As indústrias são as que mais geram gás carbônico na atmosfera, principal intensificador do efeito estufa. Para mudar essa realidade e descarbonizar o setor, é preciso investir em energias alternativas sustentáveis como solar, eólica e biomassa. Agora que você já conhece 5 impactos positivos proporcionados pelas energias renováveis, que tal acelerar sua transição energética para fazer parte do desenvolvimento econômico e social do país? A Helexia desenvolve soluções personalizadas para as necessidades de diferentes tipos de negócios com foco na eficiência operacional e economia de recursos financeiros. Entre em contato conosco e reduza a pegada ambiental da sua empresa.