Diagnóstico energético pode proporcionar uma economia de aproximadamente 20% para as indústrias brasileiras. Saiba como reduzir custos com a análise
Atualmente, as indústrias brasileiras respondem por mais de 30% do consumo final de energia. Fonte: Freepik
Você já ouviu falar em diagnóstico energético? Trata-se, na verdade, de uma série de procedimentos que buscam identificar e documentar as informações sobre o consumo de energia elétrica em empresas de diversos segmentos e portes.
Com essa análise, é possível desenvolver ações personalizadas para que o empreendimento tenha mais eficiência energética em suas operações. Mas não apenas isso. Também é uma forma de promover a transição energética para alternativas sustentáveis e limpas de geração de energia.
Quer saber como lucrar mais com o diagnóstico energético? Então confira as dicas deste artigo!
Mas afinal, o que é eficiência energética?
Para entender a finalidade do diagnóstico energético e como ele pode ser útil para a sua empresa, é preciso compreender primeiramente o que é eficiência energética.
Em linhas gerais, eficiência energética empresarial é a capacidade de produzir mais com menos consumo de energia. Em outras palavras, isso significa manter ou aumentar a quantidade de produtos e serviços, reduzindo os custos com a conta de energia elétrica e causando menos impactos negativos no meio ambiente.
Na prática, o conceito de eficiência energética está diretamente ligado à transição energética, ou seja, à mudança de uma matriz energética não renovável e poluente, para uma matriz renovável e limpa. Entre as principais matrizes energéticas que melhoram o desempenho e os resultados das empresas no mercado sem prejudicar a natureza, destacam-se a energia eólica, energia solar e a bioenergia.
O diagnóstico energético como solução
Depois de ter compreendido o que é eficiência energética, certamente fica mais fácil entender como alcançá-la. Graças ao diagnóstico energético, indústrias e comércios podem reduzir o consumo de energia, sem perder produtividade.
No caso das indústrias, o diagnóstico é ainda mais importante, pois elas operam com equipamentos potentes e que demandam grande consumo de energia. De acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a indústria brasileira responde por mais de 30% do consumo final de energia e quase 40% da eletricidade consumida no Brasil. Ainda segundo a entidade, o setor industrial pode alcançar aproximadamente 38% de eficiência energética com a migração para o mercado livre de energia.
Como o diagnóstico é feito?
O diagnóstico energético é composto por uma série de procedimentos que buscam analisar o padrão de consumo energético de uma empresa, identificando quais equipamentos e processos impactam mais ou menos na conta de luz.
Para isso, especialistas em energia elétrica vão até a empresa e analisam as instalações elétricas, equipamentos e demais itens. As informações são devidamente documentadas e posteriormente analisadas, para a elaboração de ações capazes de otimizar o uso da energia elétrica, tais como:
- Trocar equipamentos antigos por novos;
- Reformular o padrão de iluminação dos ambientes, substituindo lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED e instalando sensores de presença em corredores e banheiros, por exemplo;
- Verificar se o dimensionamento elétrico da empresa está compatível com a demanda. Isso inclui analisar interruptores, geradores de energia e fiação elétrica;
- Propor melhorias arquitetônicas no empreendimento, de forma aproveitar melhor a luz natural nos ambientes.
Vale dizer que essas são apenas algumas propostas de melhoria que podem ser apresentadas às empresas, já que podem variar conforme as necessidades da cada empreendimento.
O fato é que, através do diagnóstico energético, é possível encontrar falhas em instalações e procedimentos, fazer um levantamento preciso dos investimentos necessários para economizar energia, elaborar um plano de ação detalhado e as prioridades que serão colocadas em prática primeiro.
Como o diagnóstico energético pode aumentar os lucros da sua empresa? Confira 4 benefícios
Conforme pontuamos anteriormente, uma indústria pode conquistar até 38% de eficiência energética ao colocar em prática as propostas do diagnóstico. Isso, por sua vez, significa uma redução na conta de energia em torno de 20% a 30%. Em um primeiro momento, esse percentual pode até parecer pequeno, não é verdade? Agora, aplique esse percentual em uma conta de energia com um valor simbólico de R$ 150.000 por mês. Certamente já fez uma grande diferença no orçamento.
Contudo, cabe ainda ressaltar que além da eficiência energética, o diagnóstico energético também oferece outros benefícios não menos importantes às empresas, conforme listamos a seguir.
Mais clareza sobre os padrões de consumo de energia das suas operações
Uma das grandes vantagens do diagnóstico energético é oferecer informações detalhadas sobre o consumo de energia da empresa, considerando equipamentos, padrões elétricos, desperdícios operacionais, entre outros fatores que impactam diretamente a conta de luz.
Vale lembrar que toda a análise é documentada e apresentada através de um relatório completo ao gestor, contendo inclusive, as propostas para as mudanças, as etapas de realização, os investimentos necessários e a estimativa da eficiência energética alcançada após a implementação das soluções.
Mais produtividade com menos impactos ambientais
Reduzindo o consumo de energia, a empresa automaticamente se torna mais sustentável, na medida em que ajuda a preservar os recursos naturais para as gerações futuras. Outra forma de maximizar a produção sem prejudicar a natureza é migrar da matriz energética convencional (hídrica ou de combustíveis fósseis) para o mercado livre de energia.
No mercado livre de energia, empresas comercializam energia elétrica a preços mais atrativos para os consumidores, graças aos incentivos governamentais. Isso porque geralmente a geração dessa energia se dá através de fontes renováveis e/ou limpas, como gás natural, energia solar, eólica entre outras alternativas.
Melhor reputação da empresa no mercado
Ainda não está convencido de como o diagnóstico energético pode aumentar os lucros da sua empresa? Pois saiba que ao assumir um compromisso ambiental com a redução do consumo de energia e com o uso de energias sustentáveis, a sua empresa passa uma imagem mais confiável aos clientes, fornecedores e investidores. Isso amplia parcerias comerciais, aumenta as chances de novos negócios e, claro, aumenta o faturamento.
Diversificação da matriz energética
Outro benefício inquestionável do diagnóstico energético é promover uma diversificação na matriz energética da empresa. Dessa forma, o estabelecimento não fica preso às altas tarifas cobradas pelas concessionárias de energia, tampouco corre risco de apagões por causa da escassez hídrica, principalmente em períodos de poucas chuvas. Agora que você já sabe como o diagnóstico energético pode aumentar os lucros da sua empresa, que tal conhecer as soluções da Helexia para o seu negócio? Com os nossos serviços você vai compreender o consumo de energia elétrica da sua empresa, entender como poupar energia e colocar em prática ações para ter mais eficiência operacional, produtividade e lucratividade com menos impactos ambientais. Faça a transição energética acontecer com a Helexia.